Todos nós temos nossas maneiras de lidar com o estresse. Mas os gerentes de contratação querem ouvir apenas sobre aqueles que são úteis no ambiente profissional. Continue lendo e aprenda as melhores respostas para as perguntas da entrevista.
Este guia mostrará a você:
- As razões pelas quais os empregadores perguntam como você lida com a pressão e o estresse.
- Dicas sobre como descrever como você lida com o estresse e a pressão no trabalho.
- Dez ótimas respostas para a pergunta “como você lida com a pressão e o estresse?”
Por que os empregadores perguntam: “Como você lida com o estresse e a pressão?”
Embora quase todo mundo gostaria de ter um trabalho livre de estresse, isso não é realmente possível. Situações desafiadoras com clientes, conflitos entre colegas de equipe, pressões de gestores, acidentes de trabalho… Essas coisas acontecem mesmo nos ambientes de trabalho mais descontraídos.
De acordo com um relatório , mais de 70% dos trabalhadores que se sentem tensos ou estressados durante a jornada de trabalho consideram procurar emprego em outro lugar. Isto pode causar problemas não apenas para o funcionário individual, mas também para todo o local de trabalho.
Não é novidade que os empregadores procuram competências e preferem candidatos que consigam gerir o stress, especialmente quando procuram alguém para uma posição de elevado stress, como despachante de emergência, bombeiro ou paramédico.
Mas mesmo noutras carreiras, os trabalhadores necessitam de uma certa tolerância ao stress. Por exemplo, um professor do ensino médio pode precisar intervir para impedir uma briga física entre dois adolescentes, enquanto um bartender deve provar, pela descrição de seu trabalho, que sabe como acalmar um conflito entre clientes. É claro que alguns empregos são mais amigáveis do que outros, então, por exemplo, se você deseja um trabalho de baixo estresse e amigável para introvertidos , é melhor se tornar um gerente de mídia social em vez de ingressar na aplicação da lei.
Como responder “Como você lida com o estresse e a pressão?”
Se você quiser preparar uma resposta completa antes da reunião, basta seguir estas etapas:
- Use o método STAR para descrever uma situação difícil que você encontrou no trabalho e como você lidou com ela.
- Dê exemplos de suas técnicas calmantes (apenas as saudáveis!).
- Mencione quando o estresse ou a pressão funcionam como motivadores para você. Por exemplo, os prazos podem aumentar sua produtividade.
- Acrescente algumas habilidades interpessoais que o ajudam a lidar com o estresse, como a capacidade de resolver problemas , comunicação eficaz e habilidades de gerenciamento de tempo .
Num mundo perfeito, todas as pessoas seriam como uma flor de lótus, flutuando calmamente na superfície de um lago, independentemente das tempestades que o cercam. Mas somos todos humanos. Todo mundo perde a paciência e fica com raiva. Ao se preparar para falar sobre estresse e pressão no trabalho, não tente criar uma resposta perfeita que faça você parecer o Dalai Lama. Mostre-se de uma forma positiva, mas também seja realista.
Dica profissional: você pode aprender a lidar melhor com situações estressantes apenas com seu smartphone. Há uma grande variedade de aplicativos de meditação e ferramentas para aliviar o estresse que incluem exercícios respiratórios, paisagens sonoras calmantes, música calmante e dicas úteis. Muitos deles são gratuitos, então vale a pena experimentá-los!
Como não responder “Como você lida com o estresse e a pressão?”
Agora você sabe o que dizer sobre o estresse e a pressão no local de trabalho. Mas e as coisas que você não deveria dizer?
Aqui estão algumas coisas que você deve evitar ao falar sobre como lidar com o estresse no trabalho:
- Suas reações negativas ao estresse: Ninguém é perfeito, mas é melhor não dizer que você lida com o estresse abrindo um buraco na parede. É melhor não mencionar situações em que você teve um ataque de pânico ou congelou de medo porque um cliente gritou com você. Concentre-se nas situações que você lidou bem!
- Completa falta de estresse: vamos lá. Você não pode ser tão zen. Todo mundo sente pressão de vez em quando. Admita que sente estresse enquanto diz o quão bem você consegue lidar com isso.
- Algo que foi culpa sua: todo mundo comete erros, mas talvez não vamos falar sobre eles durante uma entrevista de emprego. Dizer: “Fiquei muito estressado porque estraguei um pedido no valor de US$ 120.000” pode se transformar em um grande arrependimento profissional .
- Linguagem corporal nervosa: Aprenda a controlar sua linguagem corporal em situações estressantes. Você não ficará bem se falar sobre ser confiante enquanto se remexe ou olha para o chão.
- Não reclame: este não é o momento de destruir seu local de trabalho ou profissão anterior, mesmo que você odiasse seu último emprego . Não há problema em dizer que o trabalho pode ser estressante, mas dizer: “Esse trabalho foi tão estressante que não consegui dormir por meses” não parece bom.
Exemplos das melhores respostas para “Como você lida com a pressão e o estresse?”
Confira esta seleção das melhores respostas para esta pergunta desafiadora da entrevista de emprego. Lembre-se, porém, de não memorizar as respostas. Isso faria você parecer um robô, e você não quer isso. Os exemplos aqui mostram como deveria ser a resposta a essa pergunta para várias profissões.
Exemplo 1: Caixa de Fast Food
CERTO |
---|
Gosto de conversar com a maioria dos clientes, mas alguns podem ser difíceis. No entanto, sempre faço o possível para manter a calma. Há cerca de um mês, um cliente encomendou vários itens do cardápio, mas na hora do pagamento ficou surpreso ao ver o preço total do pedido. Ele começou a me acusar de tentar colocar itens adicionais na conta para fazê-lo pagar mais. O cliente ficou irritado e exigiu falar com o gerente. Fiz o meu melhor para acalmar a situação, oferecendo calmamente que poderíamos analisar todos os itens da fatura juntos para que ele pudesse ver se o pedido estava correto. Quando confirmei com o cliente que a conta era apenas das coisas que ele mesmo encomendou, ele ficou mais tranquilo e pagou tudo. Fiquei estressado durante e depois daquele evento, mas estou feliz por ter me comunicado de forma eficaz com esse cliente e resolvido o problema sem a intervenção de um gerente. Depois do trabalho, me recompensei indo ao cinema para relaxar. Claro que não gosto de situações estressantes, mas tento aproveitá-las como uma oportunidade para aprender a resiliência. |
Exemplo 2: Guarda de Segurança
CERTO |
---|
Trabalho em uma profissão altamente estressante, então preciso saber como lidar com o estresse e a pressão de maneira eficaz. Concluí o treinamento de desescalada há um ano, usando as técnicas que aprendi para gerenciar situações desafiadoras. Na maioria das vezes, procuro conversar calmamente com a pessoa que está causando um problema e observar seu comportamento para avaliar o risco de ela se tornar perigosa para si mesma ou para outras pessoas. Faço o meu melhor para estabelecer relacionamento e persuadi-los a parar com seu comportamento perturbador. Há cerca de seis meses, fui chamado para cuidar de um paciente hospitalizado que de repente se tornou agressivo com os funcionários que cuidavam dele. Através de uma conversa com esse paciente, entendi que ele sofreu um acidente de carro e acabou de acordar e não conseguia entender por que estava no hospital devido à perda de memória de curto prazo. Tenho orgulho de ter conseguido acalmar esse paciente sem precisar de nenhuma medida forçada. |
Clique aqui para ler mais artigos ou visite a nossa página do facebook
-------------
INFORMAÇÃO IMPORTANTE!
**Não recrutamos ninguém, as vagas aqui anunciadas pertencem aos anunciantes**.
No Procure Aqui, você encontra muito mais do que dicas para o seu crescimento profissional. Descubra vagas de emprego e comece a sua nova jornada agora mesmo!
Clique aqui para ver outras vagas | Clique aqui para ver artigos para a sua carreira vagas